Na manhã do dia 12 de abril deste corrente ano, nas dependências da Câmara Municipal de Salgadinho, autoridades policiais se reúnem com os poderes municipais, executivo e legislativo, para debate sobre segurança pública, na execução do programa Pacto Pela Vida.
O delegado regional, Dr. Josinaldo, iniciou falando sobre a importância da aproximação da sociedade civil com as polícias, Civil e Militar, em caráter de denúncias ou diálogos que fortaleçam a prevenção de possíveis crimes.
O Major Fabiano, da Polícia Militar, detalha a aplicação e importância dos programas “Pacto Pela Vida” e o “Alerta Celular”, o qual utiliza recursos tecnológicos para monitoramento de roubos e furtos de aparelhos telefônicos.
O comandante local, Sargento Abreu, amplamente elogiado pela notável dedicação, relatou os detalhes das ocorrências mais recentes no município, acompanhado pelos excelentíssimos Presidente da Câmara Jeosadaque Barbosa, Vereador Gervandro Pires e o Procurador Dr. Jhonnys Salgado. No momento houve também um prospecção sobre o atendimento com policiamento ostensivo em localidades que pertencem, em território e jurisdição, a outros municípios (como os exemplos dos povoados Muruabeba, que pertence à Surubim, e Riacho de Pedra, pertencente à Passira), situação burocrática que limita a ação da Polícia Militar.
“Em relação à outros municípios do Agreste Setentrional, Salgadinho mantém posicionamento favorável nas estatísticas criminais mas, mesmo com dados positivos, existe um esforço em conjunto para melhorar a aplicação das polícias no município”- ressaltou o Dr. Josinaldo, delegado regional.
Entre as maiores dificuldades, em percentual, estão os casos com entorpecentes e armas brancas em lugares inadequados.