Salgadinho aderiu, recentemente, ao Sistema Nacional de Cultura e, para o perfeito funcionamento no município, é importante que se cumpra cada passo de um modelo padrão estabelecido pelo próprio Ministério da Cultura.
Nesta última quarta-feira, a Secretaria de Cultura de Salgadinho, encaminhou para a Câmara Municipal um projeto de lei para a criação do Conselho Municipal de Política Cultural. Este projeto de lei faz parte do processo necessário para a implantação do Sistema Municipal de Cultura. Sendo aprovado, possibilitará a criação do Conselho Municipal de Política Cultural e, posteriormente, a primeira conferencia de cultura de Salgadinho, o Plano Municipal de Cultura até chegarmos ao Fundo Municipal de Cultura. Em nota, o secretário Fellipe Cavalcante, convida os artesãos e artistas para presenciarem, dia 29/11, a votação dos vereadores, na Câmara Municipal, para aprovação do projeto que tanto beneficiará a cultura local.
O intuito principal é o estímulo e a valorização da cultura local em toda sua potencialidade e abrangência (da bordadeira à o grupo de ciranda, do cantor ao artista plástico). É necessário registrar a real relevância da aprovação, deste projeto, para o desenvolvimento cultural de Salgadinho. Também é importante que, todos os que trabalhem com a cultura, nos mais diversos âmbitos e segmentos, se cadastrem na Secretaria de Cultura (cópia de CPF, RG, comprovante de residência, duas fotos ¾) e participem da Câmara da Cultura (reuniões realizadas pela Secretaria com a sociedade civil), para debater as diretrizes para o desenvolvimento da cultura salgadinense.