No dia 06/12, na Câmara dos Vereadores de Salgadinho, foi aprovado com unanimidade o projeto de lei que cria o CMPCS (Conselho Municipal de Política Cultural de Salgadinho), o projeto faz parte de um processo, estabelecido pelo próprio MinC (Ministério da Cultura), para a implantação do Sistema Municipal de Cultura.
O CMPCS é uma conquista para a sociedade civil e para todos que trabalham para o desenvolvimento cultural de Salgadinho. Ele proporcionará ações contínuas, em Salgadinho, no campo cultural.
"É necessário registrar a relevância do trabalho que a nossa equipe vem desenvolvendo no cenário cultural pernambucano" - ressalta o secretario de cultura Fellipe Cavalcante em nota à redação - "Neste último semestre foram realizadas diversas ações direcionadas, envolvendo artesãos, músicos e atores da cultura popular (Cirandeiros, repentistas, caboclinhos...), em eventos intermunicipais (Festa da Farinha de Feira Nova, Feira de Artesanato da Exposição de Animais de Limoeiro, Feira de Artesanato de Orobó, Feira dos Municípios em Paudalho e Feira do Bordado de Passira). Também foi implantada, no calendário cultural de Salgadinho a FECSAL (Feira Cultural de Salgadinho) possibilitando uma maior representatividade cultural ao município, fortalecendo o turismo e, consequentemente, a economia. O intuito principal é o estímulo e a valorização da cultura local em toda sua potencialidade e abrangência".
A Secretaria de Cultura e Turismo convoca todos os que trabalhem com a cultura, nos mais diversos âmbitos e segmentos, para se cadastrarem como Agente Cultural de Salgadinho (cópia de CPF, RG, comprovante de residência, duas fotos ¾) e participem da Câmara da Cultura (reuniões realizadas pela Secretaria com a sociedade civil), na própria Secretaria, para debater as diretrizes para o desenvolvimento da cultura salgadinense.